sábado, 10 de agosto de 2013

A identidade visual do Festival



Entre praças, janelas e esquinas


A identidade visual do XI Festival de Artes de Goiás não é propriamente uma marca, pois o festival, ao longo dos anos, não adotou um único símbolo, mas ilustrações que representam cada edição. Isso se torna positivo, pois a cada festival pode-se "brincar" com o desenho, a fotografia ou a ilustração.
Para o ano de 2013, foi desenvolvido um traço em que a marca da mão está presente na imagem digitalizada (ou vetorizada), em função da irregularidade de linhas tortas e descompromissadas, aproximando-se daquelas linhas que formam o desenho urbano e arquitetura coloniais da Cidade de Goiás.  Ao mesmo tempo, a metáfora das janelas da Casa de Cora Coralina, poetiza goiana, cria uma repetição em preto e magenta, em que as linhas da perspectiva do desenho se encontram na esquina – lugar de passagens, reencontros, transformações.
Para representar o tema, “Criar [re]encontros”, foi criado um desenho que propõe uma poética dos encontros e reencontros que acontecem nos bancos das praças, das ruas, das portas das casas, sugerindo a conversa, a troca, o agrupamento. A ambientação da Cidade de Goiás é reforçada pelo poste de luz, criando um lugar de afetividades. 
Esperamos [re]encontrá-lo em Goiás!
Alexandre Guimarães, professor de Artes Visuais do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, é designer gráfico, criador da identidade visual do XI Festival de Artes de Goiás.
 
 


 
 
 

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